O assédio moral é uma conduta abusiva que ocorre de forma frequente e sistemática. Pode causar transtornos mentais e comportamentais em empregados e gerar danos irreversíveis à saúde de profissionais. Você sabia que existem várias formas de assédio?
Cobranças excessivas, humilhações, xingamentos são algumas das ações que caracterizam o assédio moral vertical descendente, cometido por um superior contra o subordinado.
O chefe se aproveita de sua condição de autoridade para pôr o colaborador em situações desconfortáveis, como desempenhar uma tarefa que não faz parte de seu ofício e qualificação, a fim de puni-lo pelo cometimento de algum erro, por exemplo.
Com o objetivo de conscientizar e combater essa prática, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançam a campanha Pare e Repare – Por um ambiente de trabalho mais positivo. Neste vídeo, você aprende as atitudes corretas para prevenir o assédio moral vertical descendente.
O assédio moral pode afetar o ambiente de trabalho de forma generalizada. Por isso, é dever de todos promover ações de prevenção ao assédio moral. Clique, assista, compartilhe! Faça parte dessa campanha.
Para mais informações acesse: http://bit.ly/CartilhaAssédioMoral Confira outras notícias do Tribunal Superior do Trabalho em: http://www.tst.jus.br