Brasil vende mais calçados a oito países árabes

Os embarques de calçados brasileiros a oito países árabes cresceram no acumulado de janeiro a abril deste ano comparado ao mesmo período de 2019. O terceiro principal destino no bloco foi o Kuwait. As vendas para o país cresceram 25,6% em volume, somando 355 mil pares de calçados. Já em receita, as exportações para o mercado kuwaitiano subiram 13,4%, acumulando US$ 2,31 milhões. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicaçados).

Na sequência, outros países que tiveram bom desempenho de receita gerada no período foram a Líbia, com crescimento de 135,7%; o Marrocos, com 38%; o Bahrein que elevou as receitas em 69%; Omã, com 26,4%; o Sudão, com 346,9%; a Jordânia, com 245,7%; e a Tunísia, com 147,2% mais receita.

No geral, no entanto, as vendas ao bloco árabe tiveram receita de US$ 17,42 milhões, com queda de 11,8% em relação ao mesmo período de 2019. Em volume, foram 2,9 milhões de pares de sapatos, número 11,3% menor do que no ano passado.

A queda foi puxada pelos líderes de compras no bloco, que importaram menos. O volume comprado pelos Emirados Árabes Unidos caiu 67,0%, com 282,8 mil pares, e a receita gerada com embarques diminuiu 59,2%. O país recuou, assim, para o segundo lugar no ranking no mercado árabe, atrás da Arábia Saudita. Os sauditas, por sua vez, também compraram 24,7% menos, tendo queda de 0,7% em receita no período de 2020 frente a 2019.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe.